segunda-feira, 16 de julho de 2012

Lisboa, 16 de Julho de 2012

Querida Blogosfera*,

Sinto que a nossa relação já não é o que era. E o problemas és mesmo tu, não sou eu.
Como é que te transformaste nisto? Como fazes a angariação dos teus clientes (leia-se comentadores) e fornecedores (malta que escreve nos blogs)? Já não há filtro? Fazes concursos para ver ao que se chega? Aposto que te fartas de rir sozinha, a ver quem desce mais.
Há anónimos por todo o lado a defender os seus ídolos como se da causa mais nobre se tratasse, há gente a despir-se e a mostrar-se ao mundo, há gente a expor a sua vida sem limites, a contar as idas ao psicólogo, ao outlet, a pintar as unhas dos pés de vermelho às filhas de 3 anos e a fotografarem-nas, a contarem das dietas e dos ginásios...Conseguiste criar autênticos monstros e pseudo-escritores, contrataste a pessoa mais rasca de sempre, conseguiste dar a volta às pessoas para todos quererem ter um blog e serem "conhecidos a todo o custo", foste buscar uma que só descobriu a maravilha do brunch há 3 dias na timeout mas acha que dita tendências, conseguiste criar um perfeito concurso de imitações e ao mesmo tempo "como ser diferente na blogosfera".Porquê? Não estavas bem? Podias ter dito e falávamos sobre isso.
E nem venhas com desculpas: O facto de pedires dadores de medula em TODO O LADO** não funciona como a boa acção que nos faz esquecer das pedinchices de likes e de visitas ao lançamento dos livros. A sério, não funciona.
Tornaste-te numa montra de cabelos esquisitos, roupas feias, sapatos, carros, pratos de restaurante...De locais, de lojas, de decorações, de pulseirinhas e acessórios. Poquêêê? Eras tão...limpinha. Agora és um desfile de "venham ver os meus 10 segundos de fama". Insisto, podíamos ter falado sobre isso, mostravas-me o teu ponto de vista e eu ajudava-te. Mas o que fizeste tu? Arranjaste um wanna be especialista em relações para me espetares à frente, tipo "toma toma". E eu estava disponível para ti, com todo o tempo do mundo.
Como dizer-te? És um circo, querida blogosfera. E o palhaço nem sequer sou eu.

Estarei sempre aqui para ti.

Sempre tua,
Brilhos


*Portuguesa

**Sou dadora há séculos, para que não me venham já dizer que divulgar nunca é de mais e que eu devia era ir ao Pulido Valente em vez de estar aqui a escrever isto.

46 comentários:

  1. Concordo com o que escreveste. Ha meio mundo a querer ser + ridiculo que o outro. Pq? Para que?
    Agora o enjoadinho que e especialista em relaçoes e literatura vem falar sobre o 50 shades of grey que e + 1 m*erda tipo twilight. Ah, mas e 1 sucesso nos states e ate ultrapassou o Harry Potter... e pronto, o pessoal que nem le vai passar a ler essa treta escrita por um ser no fim da vida onde resolveu falar sobre as suas fantasias sexuais...
    Aguarda os posts de varios bloggers a falar do livro, vao chover.
    As vezes acho que nao sou deste mundo ou deste tempo, ta tudo parvo ou resolveram fazer lobotomias em grupo?

    ResponderEliminar
  2. Tou ctg e com o anonimo anterior.
    Comportamentos estupidos, gente que nao tem nada de jeito a dizer mas que nao se coibe de falar. Cambada de totos... pior sao os que os idolatram.
    Tou no limite da pachorra

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que foi escrito até agora, incluindo os dois comentários acima. Não há cu que aguente! Mas acho que isto não é apenas na blogosfera portuguesa, é em todo o lado.

    O "50 shades of grey" é uma bela bosta! Comprá-lo é deitar dinheiro à rua.
    Tenho a impressão que o enjoadinho, ou a palomita, vão escrever um livro deste género... Não pelo gozo, mas pelo dinheiro que este tipo de literatura pode dar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pra mim q o casal maravilha e a Coco a agora andam a ser pagos para dar destaque a determinados livros. Talvez sejam da mesma editora. E em resultado os proprios livros sobem degraus, como na tal lista q o enjoadinho mostrou. Tava a frente de escritores + - consagrados. O mesmo vai para a Coco. Enfim, se o pessoal ler constantemente o sobre determinado assunto passa a acreditar

      Eliminar
    2. É bem possível! Qualquer coisa que dê dinheiro eles topam!

      Devia ser obrigatório assinalarem os posts publicitários.

      Eliminar
  4. Se alguma de vocês estiver de saias, envia-me por favor uma fotografia das vossas pernas? Para variar, só tenho recebido decotes.

    ResponderEliminar
  5. Tás no limite da pachorra? Não há cu que aguente? (a sério, vão-te ao cu?)

    Solução: Não leiam, procurem blogues que se coadunem com o vosso gosto. Ou é como as revistas cor de rosa, que também ninguém lê assumidamente mas depois não perdem uma só para poder 'comentar'? Isso já é outra história, agora se estão tão incomodados mais vale pouparem a saúde e fingirem que tais blogues não existem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tás no limite da pachorra? Não há cu que aguente? (a sério, vão-te ao cu?)" Também andas a ler o "50 shades of grey" ou já nasceste assim?

      Não chegaste lá, eu explico: preocupo-me com todo o tipo de poluição existente, e isso inclui os blogs que aqui são visados, porque poluem a blogosfera, entendeu agora ou precisa de um desenho?

      Não dá para virar a cara para o lado e deixar passar impune. Fedem em demasia, ferem a honestidade quando apresentam publicidade e não a assinalam, ferem a privacidade de crianças, só dois exemplos.

      Tudo o que é repugnante é exalado nestes blogs de gentinha sedenta de protagonismo (mais conhecido por "brigada do croquete". E, como disse o enjoadinho (és tu, enjoadinho?) é preciso ler para depois poder falar/criticar.

      Eliminar
    2. "é preciso ler para depois poder falar/criticar" - o que vale a pena, sim. Estão a dar importância a quem - dizem - não merece. Ou julgam que não é também assim que eles 'crescem'?

      Eliminar
    3. Importância dão lhes os respectivos póneis quando os veneram cegamente. Temos todos que ler e ficar calados caso não seja do nosso agrado? Será que só se pode opinar se for para concordar com o blog?
      Se ninguém criticar, ninguém disser "eu não gosto/não concordo", ainda vão crescer mais porque supostamente será do agrado de todos.
      Alem disso, os blogs são públicos e eu leio o que quiser e me apetecer independentemente do que vier a achar dos mesmos.

      M.M.

      Eliminar
    4. Os póneis acabam por perder um bom bocado do interesse se não houver maltinha constantemente a dizer que não aguenta mais, que está pelos cabelos, que não há cu que aguente, que são todos uns burros, etc. Vocês acabam por cansar tanto como os póneis, ainda se o fizessem com piada como a brilhos, entretinham a malta, mas nem isso...

      Eliminar
    5. E eu aqui não mando em ninguém, nem era esse o propósito. Leiam o que quiserem e o que bem vos apetecer, comentem sobre o que quiserem. Aliás, assim nem eu expunha a minha opinião, certo? Ou não podem haver diversas opiniões?

      Eliminar
    6. "Ou não podem haver diversas opiniões?"

      "Podem" sim, não "podem" é escrever como escreveu, 'viu bem?
      Escreva assim: "Ou não pode haver diversas opiniões?"
      Pode, sim. Por mim, todas as que quiser.

      .~.

      Anónimo das 15:16, eu não escrevo para ter piada, nem para entreter a malta.
      Dificilmente acho piada ao que me repugna.

      .~.

      M.M., disseste tudo! ;)

      Eliminar
    7. "Os póneis acabam por perder um bom bocado do interesse se não houver maltinha constantemente a dizer que não aguenta mais, que está pelos cabelos, que não há cu que aguente, que são todos uns burros, etc. "

      Se percebi bem: os póneis só andam cheio de interesse porque há quem ouse criticar/satirizar os arrumados,as pipocas,as parolas desta vida? Caso contrário nem davam metade da atenção?
      A Pipoca sabe disto? É que vai ter um desgosto.

      "Vocês acabam por cansar tanto como os póneis, ainda se o fizessem com piada como a brilhos, entretinham a malta, mas nem isso..."

      O anónimo ficou cansadinho, foi? Olha que aborrecido. É ignorar e só ler a Brilhosinhos, assim nem se dá importância a quem não merece. Boa?

      M.M.

      (Brilhozinhos, desculpa o "bate boca")

      Eliminar
    8. Cansado, eu? Quando me aborrecer mudo de poiso, não te preocupes :D

      mas afinal é brilhosinhos ou brilhozinhos? ou uma é uma e outra é outra?

      Eliminar
    9. oh que previsível! Assim que vi o comentário publicado pensei: pronto, agora vou levar com um "Nem sabes escrever! uma vez é S outra Z?!" e é bem feita!
      Olha, é como me apetecer. O teclado é meu e escrevo como quiser. Pronto. (obrigada pelo reparo)

      offtopic:
      A pipoca está a fazer publicidade à casa dos sogros, não está?

      M.M.

      Eliminar
    10. Eu explico: Eu sou só Brilhos,'tá? Estipulamos assim p'ra não haver confusões! A outra é brilhosinhos no endereço do blog mas brilhozinhos no header e no "nome". Indecisões da vida.

      (Está, claramente, também já tinha visto.
      Ainda mais offtopic: E aquele cabelo?)

      Eliminar
    11. Cara mm, foi uma dúvida pertinente, juro por tudo que não estava a gozar nem a fazer um reparo (acredita se quiseres, se não quiseres mantém-te nessa).

      Brilhos, 'gradeço o esclarecimento, 'brigadinhos.

      Baralham uma 'ssoa depois picam-se gratuitamente, tsc tsc, prontos, ide lá à vossa vida que eu vou à minha, melhor, façam lá o que quiserem que eu faço o mesmo, mas não 'tou a mandar ninguém, tá? não me censurem, ok? porrr favorrrrr

      Eliminar
    12. Brilhos! Pronto, assim ficas.

      Oh anónimo eu não estou nessa nem noutra. Nem me aborreci ou levei a mal. Nem me piquei. Realmente pensei aquilo quando me apercebi do erro.
      Não agradeci por ironia, foi mesmo a sério.
      Amigos como dantes?

      offtopic:
      a cara de dor de barriga mete-me mais impressão.
      Mas estou com ela nos saldos da treta! 4 euros de saldos é a gozar com o pobre, claramente!
      Os saldos no bazar dela serão de quanto?

      M.M.

      Eliminar
    13. Amigos como dantes, cara M.M.

      Eliminar
    14. M.M.,

      Os saldos dela começaram com 20% e 30%, agora chegam aos 40% nos produtos assinalado, diz ela.

      Mas não queiras comparar, senão ela vai dizer que paga mais impostos que as outras lojas, bla, bla, bla.

      Eliminar
  6. Parecem-me bastante divertidas com o que escrevem (logo sobre o que escrevem, desculpa lá se acho mesmo que acham piada ao que lêem, quanto mais não seja pelo ridículo), e podem haver as opiniões todas do mundo, podem haver as que eu quiser, se podem haver as que vocês quiserem, 'vistes? Se me corriges a mim, aproveita e corrige a brilhos também (ou ela não dá erros tão básicos como o meu?). Ah não, pois, és o pónei cá do sítio ahahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima das 15h54, vamos lá a ter calma.
      "Póneis cá do sítio"?! Menos. Muitooo menos. Podem ter as opiniões que quiserem, mas não há necessidade de insultos. E aqui todos percebemos bem a conotação de "póneis".
      Tenho estado aqui caladinha, nunca apaguei comentários mesmo quando sou estúpida, burra ou invejosa. Mas não venham aqui insultar os meus leitores.
      Vamos pegar nos meus erros ortográficos? Força. Aceito sempre, corrijo, ainda peço desculpa e agradeço.

      Eliminar
    2. Também tenho andado aqui calado, mas agora tenho de comentar: a partir do momento em que aceitas comentários de todos sobre tudo, habilitas-te. Se queres censurar ou limitar comentários, fá-lo, caso contrário não controlas quem comenta e o que comenta, por mais que queiras. É assim a blogosfera, querida, és nova cá ou quê? E póneis há em todo o lado, podes chamar-lhes nomes diferentes, mas também os tens. Prova disso são os comentários acima. Parabéns, só falta qualquer dia teres um hate blog em tua honra :-) era mais um sinal de sucesso.

      P.

      Eliminar
    3. P.,

      Eu sei que me habilito. Mas a questão é que não quero censurar nada. Ou melhor: Não quero ter que censurar nada.
      Há quem goste e quem não goste, como em tudo e nem sequer me vou por aqui a discutir o quão saudáveis e proveitosas são as opiniões divergentes. Mas não concordo com o que se faz nalguns blogs: se o comentário der festinhas no ego, aceita-se. Se for a dizer "não concordo nada" já não serve. E por não concordar com isso não quero ter que o fazer. Mas de facto, não gosto de insultos aos meus leitores, só de provocações, vá.
      Só acho é que tem que haver algum bom senso. Se calhar não devia confiar muito nisso. Vou pensar.

      Eliminar
    4. Vai chegar a altura em que por mais que não queiras censurar, por mais que tenhas dito que nunca censurarias comentários e etc, vais ponderar fazê-lo. E por ofensas bem maiores que 'póneis', acredita.

      Nunca é tão preto e branco como no princípio possa parecer, por isso é que nunca convém dizer 'desta água não beberei' (atenção, não estou a dizer que o tenhas feito, é no geral)

      P.

      Eliminar
    5. Provavelmente tens razão. E ainda havemos de nos rir desta "conversa".
      Mas espero mesmo não ter que o fazer.

      Eliminar
    6. Desengana-te: já corrigi a brilhos, sim.
      E olha, esse erro não é assim tão básico quanto possas pensar. Não diz tudo, mas já diz muito sobre a pessoa.

      Errar uma vez, parece-me mais ou menos, normal, mas persistir no erro, é muito mau. Só mostra mediocridade, o que me parece desnecessário.

      Aproveita para aprender como se conjuga o verbo "haver". O benefíco será todo teu.

      Quanto a chamarem-me "pónei" ou outro nome não tenho qualquer problema. Estão à vontade. Se me atirassem com pedras, já seria diferente... :)

      Eliminar
  7. "eu não escrevo para ter piada, nem para entreter a malta.
    Dificilmente acho piada ao que me repugna." - repugna-te o que escreves? Caramba, que isso está mau...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma tentativa falhada de algum trocadilho ou não entendeste mesmo o que leste?

      Dou-te um exemplo para ver se chegas lá: seria de todo impossível, para mim, escrever com piada sobre uma mãe que pinta as unhas da filha de vermelho, veste-lhe um fato de banho (triquíni ou lá o que é aquilo), tira uma foto e serve-a de bandeja na net.

      Assim, já consegues perceber?

      Eliminar
    2. Ainda não, preciso de mais exemplos sff

      Eliminar
  8. Realmente a Brilhos não engana ninguém.
    De início era má, crítica...uma cobra. Agora anda a dar beijinhos aos seus póneis...todos felizes, a combinarem rir mais tarde.

    Enfim. Tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso tudo é ciúme? Também queres uma festinha na crina?

      Eliminar
    2. Realmente só cá faltava este. É uma festa!

      Eliminar
    3. Por favor digam-me que o Anónimo das 17h11 e o das 17h20 são o mesmo! Estou a rir à séria! ahahahahahahahahaha! Obrigada por este momento!:)

      Eliminar
  9. @Anónimo 16:59, neste espaço, a única pessoa que me pode fazer "festinhas na crina" é a Brilhos que não brilha.

    ResponderEliminar
  10. @Anónimo 17:11, eu nunca falto aqui, porque sou presença constante. E não me escondo. Portanto se há festa, tenho cativo. Um grande abraço, pónei.

    @Anónimo 17:12, oh... *cara de bambi envergonhado*. Simplesmente faço o que posso com o que tenho. Mas dizem que a minha crina parece desenhada por estilista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calha bem à Brilhos então, uma crina assim 'artística'.

      Eliminar
  11. @Anónimo 17:20, para a Brilhos por-me a mão na crina, tem de dizer muito mal de mim, isto não chega... Ou então mimar-me em público, como andou aqui a fazer aos póneis (rEdículo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vais com sorte que te mima por mail, não abuses da sorte :p

      Eliminar
    2. É isso mesmo Susy, uma pessoa envia uma piada farsola de nível nunca antes visto e é assim que dão o valor! Enfim, não merecem!

      Eliminar
    3. É um incompreendido... mas boa piada farsola, aquela que ele depois publicou ;)

      Eliminar
  12. Brilhos, o cabeçalho tá feio

    ResponderEliminar